Pelas suas excelentes condições técnicas e equipamentos, o Centro de Alto Rendimento do Pocinho permite a organização de eventos desportivos nacionais e internacionais ao mais alto nível.
CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO POCINHO PARA REMO E CANOAGEM
APRESENTAÇÃO DO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO POCINHO
O Centro de Alto Rendimento do Pocinho, promovido pelo município de Vila Nova de Foz Côa, é destinado à prática de desportos náuticos, com relevância para o remo e canoagem. Este CAR pertence à Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento/HIGHSPORTUGAL.
A sua localização no Vale do Douro, inserida na região do Alto Douro Vinhateiro, considerada Património Mundial pela UNESCO em 2001, veio fornecer ao arquiteto autor do projeto, Fernando Álvaro Andrade, as diretrizes para o seu desenvolvimento à semelhança das vinhas do Douro, em patamares ao longo do rio e com uma grande plasticidade de formas.
Com capacidade para 159 praticantes, apresenta 3 áreas distintas: treino (ginásio, piscina coberta, sauna e jacúzi, salas de tratamento, gabinetes médicos), social (refeitório, salas de convívio, auditório,) e de alojamento (dormitórios).
Por trás da construção deste equipamento, estão objetivos como: desenvolver a prática dos desportos náuticos, com relevância para a modalidade do remo, potenciando as sinergias entretanto criadas; promover a projeção internacional do desporto nacional; contribuir para um aumento da prática do desporto adaptado; contribuir para a valorização do território, e desta área em concreto (vazia das suas funções, abandonada e decadente); potenciar toda uma área que possui por si mesmo, uma localização privilegiada relativamente às vias de comunicação: rodoviária (Itinerário Principal IP 2); ferroviária (linha do Douro e estação do Pocinho); fluvial (Rio Douro com o seu canal de navegabilidade desde o Porto até Barca D’Alva); cativar a vertente do turismo de desporto, fazendo jus à aptidão e vocação turística do Vale do Douro; colocar o Centro de Alto Rendimento nos roteiros da arquitetura mundial, valorizando a procura entretanto verificada.
PRÉMIOS
Prémio Internacional ECOLA, categoria de novos edifícios, 2015;
Prémio Nacional do Imobiliário, categoria de equipamentos coletivos, 2016.
NOMINATIONS
Finalista ao Prémio Europeu “Mies Van Der Rohe 2015”;
Menção Especial do júri no “2015 Architizer A+Awards;
“2016 German Design Award – Excellent Communications Design”, na categoria Arquitetura.
A par destes prémios, e como complemento, tem estado presente em diversas exposições internacionais de arquitetura (exposição do prémio Mies Van Der Rohe, em Shangai, Londres, Virgínia e Bruxelas).
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
ÁREA TÉCNICA E DE TREINO
O Centro de Alto Rendimento do Pocinho encontra-se a cerca de 500 metros da margem do rio, onde há um hangar para embarcações e apetrechos náuticos e uma plataforma de acesso ao plano de água.
A Zona de Treino é constituída por um ginásio para o desenvolvimento da condição física, com cerca de 500 m2 com equipamentos de última geração, salas de apoio administrativo e teórico ao treino, sala de reuniões de treinadores, sala multimédia, duas salas polivalentes e duas salas específicas para a equipa técnica.
ÁREA DE APOIO
A Zona Social dispõe do acesso franco a partir de uma praça, bem como de um espaço de receção preparado para acolher grupos com mais de 60 pessoas. É constituída, ainda, por uma sala polivalente, uma sala de estudo com biblioteca de apoio, sala de internet e periódicos, sala comum de convívio com zonas diferenciadas de jogos e de estar, refeitório para cerca de 70 utentes, bar e esplanada exterior, além de áreas de apoio como cozinha, lavandaria geral, instalações sanitárias, balneários para funcionários, e cave técnica para armazém e recolha de resíduos.
A Zona Residencial dispõe de 85 quartos, espaços de convívio, e áreas técnicas de apoio, considerando-se, para uma capacidade máxima de 180 pessoas, a utilização tripla de 42 quartos e dupla dos restantes.
Existe também uma área médica, com gabinetes para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais técnicos de saúde, meios complementares de diagnóstico e condicionamento físico. Uma área de relaxamento, com uma piscina coberta, com 25mx5,65m (profundidades entre 1,20m e 1,70m), hidromassagem, jacuzzi, sauna e banho turco com respetivas instalações técnicas e vestiários/balneários de apoio.
ESPECIFICAÇÕES
Este CAR possui 3 zonas – alojamento, treino e social. A Zona Residencial tem 85 quartos, 42 triplos e 43 duplos, espaços de convívio para uma capacidade máxima de 180 pessoas.
O edifício dispõe ainda de um hangar destinado a embarcações e apetrechos náuticos. Este conjunto dista cerca de 500 metros da margem do rio.
O cais, recentemente requalificado, dispõe das infraestruturas necessárias para a prática de desportos náuticos, bem como uma plataforma de acesso ao plano de água, considerado um dos melhores do mundo.
O edifício está completamente dotado de acessibilidade para acolher praticantes paraolímpicos, inclusive na zona de relaxamento.
MODALIDADES DESPORTIVAS DO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO POCINHO
O Centro de Alto Rendimento do Pocinho oferece excelentes condições para a prática de remo e canoagem.
EVENTOS JÁ ORGANIZADOS PELO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO POCINHO
-
EXCELENTES CONDIÇÕES TÉCNICAS E DE EQUIPAMENTO
PRATICANTES DESPORTIVOS E COMITIVAS QUE JÁ PASSARAM PELO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO POCINHO
As condições técnicas de vanguarda e os equipamentos de treino disponibilizados, fazem do Centro de Alto Rendimento do Pocinho uma escolha acertada para praticantes de Alto Rendimento, equipas e patrocinadores na altura de procurar o espaço ideal para uma alta performance, com resultados mais facilmente atingíveis.
Prova disso mesmo é a lista de equipas e praticantes de perfil internacional que já passaram pelo CAR Pocinho.
EQUIPAS
- A dupla olímpica de remadores constituída pelos portugueses Pedro Fraga e Nuno Mendes;
- Federação de Remo da Estónia;
- Seleção de Remo da Suíça;
- Seleção de Remos da Noruega;
- Equipa de Remo de Dortmund;
- Royal Dutch Rowing Federation (Holanda).
ELEMENTOS DE ATRAÇÃO TURÍSTICA
Único concelho no país com dois Patrimónios Mundiais – as Gravuras Rupestres e o Alto Douro Vinhateiro – V. N. de Foz Côa situa-se no Distrito da Guarda e possui uma área total de 398,2 km, cuja população ronda aproximadamente os 7312 habitantes. Em pleno Alto Douro Vinhateiro, este planalto surge no enlace do Rio Douro com o Rio Côa.
São diversas as quintas com produção vitivinícola e projetos de ecoturismo em que o visitante se poderá surpreender com uma nova forma de conhecer os vales do Douro e Côa, provar diferentes tipos de vinho e desfrutar de refeições surpreendentes em plena natureza. Podem ser organizados passeios e visitas personalizadas de acordo com a disponibilidade dos amantes do vinho e da natureza.
O QUE FAZER
A Embarcação Senhora da Veiga apresenta um cunho simbólico pertinente na história do Douro. Sendo uma réplica do barco rabelo que transportavam as pipas de vinho fino do Alto Douro até às caves de Gaia, o visitante terá um misto de experiências sensoriais: conhecer o rio Douro através do seu leito e saborear as tradicionais migas de peixe à moleiro, peixes do rio fritos em molho de escabeche e provar os vinhos do Douro Superior.
No Museu do Côa, que se apresenta completamente integrado na paisagem, poderá contemplar a mais antiga memória gráfica da Humanidade, a inegável qualidade artística da arte paleolítica, viajar pelo tempo até cerca de 25000 anos atrás, interpretar a demonstração da vida social, económica e espiritual do primeiro antepassado da humanidade e visitar a maior concentração de gravuras rupestres paleolíticas de ar livre do mundo, no Parque Arqueológico do Vale do Côa.
A gastronomia da região é rica e variada, fazendo dos produtos da região a sua mais-valia. Peixinhos do rio fritos ou em escabeche, sopa de peixe, passando pelo cabrito assado ou pelos pratos de caça, como javali, coelho ou perdiz, acompanhados pelas azedas ou omeletes de espargos, fazem parte obrigatória da cozinha do concelho. À sobremesa, as delícias são na sua maioria confecionadas à base de amêndoa.
CONTACTOS
Centro de Alto Rendimento do Pocinho – Foz Côa
IP2 / Nº 102 Pocinho
5150-502 Vila Nova de Foz Côa
Responsável: : Líbano Ferreira
2ª FEIRA A 6ª FEIRA
08:00 – 13:00
14:00 – 17:00