ELEMENTOS DE ATRAÇÃO TURÍSTICA
A vila da Nazaré é casa de uma praia que é considerada por muitos como a mais típica de Portugal, cujos encantos e vislumbre natural levam o visitante apaixonar-se pela sua beleza e panorama pitoresco.
O clima ameno, as gentes simpáticas e hospitaleiras, uma luz magnífica, as tradições e artes de pesca fizeram da Nazaré musa de pintores e artistas, celebrada em todo o mundo.
A formosa enseada nazarena é protegida e abrigada pelo seu majestoso promontório, no cimo do qual se encontra o Sítio da Nazaré. Parte integrante da vila, ao Sítio deve-se chegar no ex-libris da vila, o Ascensor, que proporciona uma vista memorável dos horizontes da praia. No alto do Sítio, do Miradouro do Suberco, o olhar perde-se num dos mais belos panoramas marítimos do país. Aqui, lenda e religiosidade encontram-se no culto de Nossa Senhora da Nazaré.
A Pederneira, núcleo primitivo da comunidade piscatória, é a guardiã tranquila das memórias de outras eras nesta vila. Outrora porto de mar e ativo estaleiro naval, hoje contempla o desenvolvimento da praia que se estende perto de si.
O Porto de Pesca e Recreio, a sul da praia, faz a síntese da história da vila, onde passado e presente se aliam para melhorar o futuro dos nazarenos.
Percorrer as ruas estreitas, perpendiculares ao mar, onde a vida transcorre ao ritmo de ventos e marés, é descobrir a essência das suas gentes tão características.