Uma visita a França pelos representantes da Fundação do Desporto para levar a cabo a fase de promoção internacional do projeto de internacionalização da rede nacional de Centros de Alto Rendimento.
Por modo a dar seguimento ao projeto de Internacionalização da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento de Portugal, a Market Access foi selecionada por concurso público para executar a atividade 3.3, denominada “Ações de Promoção Internacionais com a organização de reuniões e contatos exploratórios internacionais nos mercados alvo, assessorados por consultores especialistas para dar a conhecer a oferta nacional de CAR’s”.
A execução desta atividade contempla as ações de promoção internacional nos 10 mercados alvo – Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes, França, Reino Unido, Rússia e Suécia.
Dando seguimento a contactos exploratórios travados pela Market Access com o mercado Francês, Paulo Marcolino, Diretor Executivo da Fundação do Desporto, esteve em Paris, entre 23 e 26 de maio de 2018, acompanhado pela consultora Tatiana Fernandes, a fim reunir com as entidades designadas para a prossecução dos objetivos do já referido projeto.
A 23 de maio, foram levadas a cabo com entidades da modalidade de Esgrima, com a Diretora Técnica Nacional Francesa, Laurence Modaine; Pentatlo com o Diretor Técnico, Christian Roudaut; Ténis, com Pierre Ramamonjisoa, Agente Desportivo da Federação Francesa de Ténis.
Em 24 de maio, o dia foi dedicado ao Atletismo, com o gerente logístico de equipas, Jean Menigoz; ao Remo, com Pascale Bouton, Diretora Técnica Nacional Adjunta da Federação Francesa de Remo.
De seguida, a 25 de maio, foi a vez de se avançar para encontros com a Federação Francesa de Desporto Adaptado, com a Diretora Técnica Nacional Marie-Paule Fernez; especialistas da modalidade de Taekwondo, com o Diretor Técnico Nacional, Patrick Rosso; Ténis de Mesa, com o Diretor de Equipas de França, Jean-Claude Decret; e com a Becube Agency (Comunicação Desportiva), na presença do seu CEO, Christian Ferreira.
Por fim, a 26 de maio foi a vez de se avançar com visitas ao Comité Olímpico Francês na companhia de Patrick Cluzaud, Diretor Olímpico de Polo e Desporto de Alto Rendimento; Comité Paralímpico Francês, com o Diretor de Gabinete, Elie Patrigeon e o Instituto Nacional do Desporto, Expertise e Performance (INSEP) com a Diretora de Relações Internacionais, Patrícia Boujon Delesque.
Além dos contactos consolidados com as entidades acima referidas ficou, ainda, em aberto a concretização de uma reunião presencial/via Skype com Jean-Luc Arassus, Presidente da Federação Francesa de Surf, por incompatibilidades de agenda dos intervenientes.
Salientar que a presença do Diretor Executivo da Fundação do Desporto nesta missão constituiu uma mais valia para a instituição, não só no contexto desta atividade do Projeto, como por potenciar acordos futuros, pelo estreitamento de contactos estratégicos com as entidades supracitadas.