Um conjunto de representantes da Fundação do Desporto deslocou-se à Suécia para dar seguimento ao projeto de internacionalização da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, HIGHSPORTUGAL.
Por modo a dar seguimento ao projeto de Internacionalização da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento de Portugal, a Market Access foi selecionada por concurso público para executar a atividade 3.3, denominada “Ações de Promoção Internacionais com a organização de reuniões e contatos exploratórios internacionais nos mercados alvo, assessorados por consultores especialistas para dar a conhecer a oferta nacional de CAR’s”.
A execução desta atividade contempla as ações de promoção internacional nos 10 mercados alvo – Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes, França, Reino Unido, Rússia e Suécia.
Na sequência dos contactos exploratórios travados pela Market Access com o mercado sueco os consultores João Sardo e Laura Chiphelnitzky estiveram em Estocolmo, entre 7 e 8 de maio de 2018 para reunir com algumas entidades desportivas suecas com relevância nas áreas de intervenção dos CAR portugueses.
A 07 de maio, a missiva portuguesa visitou a Swedish Canoeing Federation, na presença do Treinador Per Erik Rönnestrand; com a Swedish Sports Confederation, representada por Peter Mattsson, Diretor de Desporto de Alto Rendimento; Swedish Cycling Federation, na presença do seu Secretário-Geral, Leif Karlsson; com a Springtime Group, uma agência de viagens para exercício físico e saúde, representada por Hans Lodin (Business Development) e Anders Szalkai (atleta).
Houve ainda a oportunidade de se encetarem encontros e reuniões com a Swedish Fencing Federation, representada pelo seu Secretário-Geral, Pierre Thullberg; com a Swedish Athletics Federation, na presença de Karin Torneklint, treinadora da equipa nacional e o atleta Anders Möller e com a Swedish Olympic Committee, onde esteve presente o seu Gerente de Operações, Peter Reinebo.
No dia seguinte, 8 de maio de 2018, as reuniões tiveram seguimento com a Swedish Modern Pentathlon Federation, na pessoa do seu Secretário Permanente, Kari Rasmuson; com a Swedish Paralympic Committee, representada pelo seu Secretário Permanente, Jonatan Sandberg; com a Equestrian Sports, representada pela Assessora Internacional Senior, Wiveka Lundh e com a Swedish Rowing Federation, onde esteve presente o seu Secretário-Geral, Per Lundberg.
Através dos contactos firmados com as entidades acima pretende-se aumentar o nível de reconhecimento dos Centros de Alto Rendimento portugueses na Suécia, bem como convidar os seus atletas e equipas a estagiar nos nossos Centros de Alto Rendimento.