O projeto de internacionalização da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento seguiu pelo Reino Unido com as reuniões dos representantes da Fundação do Desporto com especialistas e técnicos das modalidades abordadas. 

Por modo a dar seguimento ao projeto de Internacionalização da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento de Portugal, a Market Access foi selecionada por concurso público para executar a atividade 3.3, denominada “Ações de Promoção Internacionais com a organização de reuniões e contatos exploratórios internacionais nos mercados alvo, assessorados por consultores especialistas para dar a conhecer a oferta nacional de CAR’s”

A execução desta atividade contempla as ações de promoção internacional nos 10 mercados alvo – Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes, França, Reino Unido, Rússia e Suécia.

Na sequência dos contactos exploratórios travados pela Market Access com o Reino Unido os consultores João Sardo e Charles Cormack estiveram na Escócia, entre 22 e 23 de maio, 2018, para reunir com as entidades desportivas locais. As visitas desenrolaram-se de forma intensiva durante os dois dias, respeitando uma agenda previamente estabelecida.

Dessa forma, dia 22 de maio as visitas fizeram-se à Heriot-Watt University, com Neil Gibson, diretor desportivo do Oriam: Scotland’s Sports Performance Centre; Tennis Scotland, com o seu CEO, Blane Dodds; à Basketball Scotland, representado pelo seu CEO, Kevin Pringle e o Diretor de Basquetebol, Barry Lang; University of Stirling Sport, com David Bond, Diretor de Performance Desportiva.

Houve também a oportunidade de levar a cabo um encontro com a Scottish Swimming, representada pelo seu Treinador Nacional, Alan Lynn.

Além dos contactos presenciais referidos acima estabeleceram-se contactos adicionais com entidades como a Scottish Athletics, Scottish Cycling, entre outras, no sentido de ampliar o reconhecimento dos Centros de Alto Rendimento portugueses no Reino Unido e estender o convite aos seus atletas e equipas para contarem com as nossas infraestruturas para estagiar e aperfeiçoar as suas capacidades técnicas.